Gostou? Então Compartilha!

História do Caminhos do Frio

Em 17 de outubro de 2005, quando da realização do I SEMINÁRIO DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO DO BREJO PARAIBANO, realizado em parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, MTUR, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Bananeiras, no auditório do Campus III da UFPB daquela cidade, com a participação de grande parte dos municípios da região, em palestra incluída na programação, apresentou a ideia, conceituação e concepção, de um roteiro turístico cultural para a região, inspirado no Circuito do Frio de Pernambuco e norteado pelas diretrizes de regionalização do turismo pregadas pelo MTUR.

Em seguida várias reuniões aconteceram com a participação do Sebrae, Prefeitos, Empresários, Secretários de Turismo do Estado e Municípios, objetivando amadurecer e finalizar a formatação do Projeto do Roteiro Caminhos do Frio - Rota Cultural 2006.

A idealizadora do projeto e Secretária de Turismo de Bananeiras, Ana Gondim, recorda que “a princípio o projeto foi implantado em um único município que logo na sua segunda edição em 2007 recebeu a adesão de mais quatro cidades e tendo como meta a inclusão de mais dois municípios, contemplando assim, 06 municípios da Piemonte da Borborema”.

Objetivos :

• Promover o desenvolvimento do Turismo Regional sustentável, criando um roteiro turístico para o inverno paraibano.
• Disseminar a cultura paraibana, e toda sua diversidade transformando estas cidades em uma grande oficina de arte e debates da cultura local e nacional.
• Promover a interface da cultura com o turismo, mostrando aos visitantes, a potencialidade da região para o turismo de aventura e eco turismo, somados ao patrimônio Histórico, artes integradas, artesanato e gastronomia regional.
• Construir junto com a comunidade, ações para o desenvolvimento turístico ambiental e cultural, local, sustentável.
• Fomentar a produção cultural com qualidade, a partir das oficinas de capacitação para a comunidade local e visitantes.
• Gerar emprego e renda.
• Fortalecer a criação da instância de governança da região.
• Promover a valorização social pelo poder de transformação da arte.