Gostou? Então Compartilha!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba apresenta Concerto Aula no ‘Caminhos do Frio’

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba viaja até Pilões, brejo do Estado, para apresentar um concerto erudito popular ao público do ‘Caminhos do Frio - Rota Cultural’. A apresentação será neste sábado(13), pontualmente às 20h, na Igreja Matriz do município, e terá duração estimada em 50 minutos.

Regida pelo maestro titular, Luíz Carlos Durirer, a Orquestra Jovem leva à cidade das cachoeiras, flores e cachaça uma proposta de apresentação diferenciada em formato didático chamada Concerto Aula, no qual, ao final de cada peça será dada pequenas pausas para  explicar como funciona o sistema de nipes e vozes de uma orquestra.
No repertório uma encantadora mistura de sinfonia erudita e música popular nordestina. Na abertura uma peça do compositor francês  Georges Bizet, intitulada de “L’arlesienne”. Em seguida será executada a “Marcha Radetzky”, composta pelo austríaco Johani Strauss, consagrado pelas valsas Vienenses.

Para esquentar os termômetros, a OSJPB fará homenagem ao rei do baião Luíz Gonzaga através da obra “Gonzagueando”, escrita por Adail Fernandes, contrabaixista e compositor que por muitos anos fez parte do quadro de músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. O concerto segue com a pitada nordestina do “Sítio do  Picapau Ezotérico”, uma adaptação de Dimitri Cervo com músicas de Gilberto Gil. A quinta obra que será apresentada pela Sinfônica Jovem é “Baianos D’outrora”, escrita por Rogerio Doprap. A peça mescla canções de Caetano Veloso e Gilberto Gil escritas na era dos festivais: Domingo no Parque; Alegria, Alegria; e Tropicália. O concerto será encerrado com a execução do clássico musical “Os Miseráveis”, de Claude Michel  Schonberg, e  a “Marcha Militar”, do austríaco  Franz Schubert.

A apresentação da OSPBJ é fruto de uma parceria entre a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Prefeitura Municipal de Pilões.

Serviço:
Concerto Aula da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
Local: Igreja Matriz de Pilões
Data: 13 de agosto (sábado)
Hora: 20h
Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário