Gostou? Então Compartilha!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Tudo pronto: vai começa o Caminhos do Frio

A região do Brejo paraibano deverá receber a visita de 30 mil pessoas nas próximas semanas. A partir do dia 16 deste mês será iniciada a 7ª edição dos Caminhos do Frio, que acontecerá nas cidades de Areia, Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova e Alagoa Grande. Além de divulgar a cultura desta região, o intuito do projeto também é lançar novos artistas e dinamizar a economia regional. A expectativa é de que R$ 1,5 milhões sejam movimentados durante os 42 dias do evento.

O evento é praticamente a única rota turística do Estado e já é conhecida internacionalmente, segundo a presidente do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo da Paraíba, Vânia Galdino. Ela informou que o roteiro tem três características principais: o estímulo à formação do artista, acesso aos bens artísticos e culturais e formação da visão crítica da população. “Esse evento é único na Paraíba e vem se fortalecendo cada vez mais, atraindo turistas de todas as partes do Brasil e exterior. A nossa expectativa para este ano é que 30 mil turistas visitem as seis cidades, gerando uma economia de cerca de R$ 1,5 milhões de reais na região”, informou.

A rota vai começar no dia 16, na cidade de Areia, que possui uma população de 23.837 habitantes, com o tema “Frio, Cachaça e Arte”. No dia 23, a rota continua pela cidade de Bananeiras, com uma população de 1.854 habitantes, onde acontecerá “Aventura e Arte na Serra”. Depois o roteiro segue pela cidade de Serraria, com 6.238 habitantes, onde será apresentada “Natureza, Seresta e Engenho”, a partir do dia 30. Depois o evento começa em Pilões, que possui 6.978 habitantes, na festa das “Flores, Banana e Arte”, iniciando no dia 6 de agosto. Em Alagoa Nova, com 19.686 habitantes, será lançado o “Festival da Civilização do Açúcar”, no dia 13 do próximo mês. A última cidade da rota será Alagoa Grande, que possui 28.482 habitantes, e que vai oferecer o “Festival Jackson do Pandeiro”, entre os dias 20 a 26 de agosto.

De acordo com a presidente do Fórum, além da programação artística, os municípios também vão oferecer outras opções para a diversão dos visitantes. “As cidades exploram a beleza da natureza, através trilhas ecológicas, de vistas a engenhos, contando a história do município. Além disso, todo ano é realizado o Festival de Gastronomia, onde os municípios criam receitas com um ingrediente típico, que este ano ainda será escolhido, e disputam o melhor prato”, informou. Um dos parceiros do evento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também realiza oficinas de dança e cinema. “O evento se tornou um dos mais importantes do Estado, justamente por divulgar a cultura desta região da Paraíba”, disse Vânia.


Jornal da Paraíba
Cidades 5 - 04/07/12
Isabela Alencar

Um comentário:

  1. gostaria de saber onde está sendo vendido os pacotes para fazer o roteiro?

    ResponderExcluir