Gostou? Então Compartilha!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Caminhos do Frio em Alagoa Nova encerra a rota com homenagem a Luiz Gonzaga

O roteiro encerra as atividades no dia 2 de setembro, com um tributo ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, feito por Amazan, reunindo até 10 mil pessoas

O roteiro cultural Caminhos do Frio chega à última cidade da edição deste ano, nesta segunda-feira (27), com a festa da civilização do açúcar, em Alagoa Nova. O roteiro encerra as atividades no dia 2 de setembro, com um tributo ao centenário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, feito por Amazan, reunindo até 10 mil pessoas.

“Será uma semana de eventos voltados a homenagens a Luiz Gonzaga. Entre artistas e produção, além da parte estudantil, teremos cerca de 1,5 mil pessoas envolvidas somente lá”, explicou a presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Brejo, Vânia Galdino. A abertura acontece às 19h, no Teatro Municipal, com apresentações culturais.

O cantor Amazan vai fazer o encerramento do festival, em um tributo ao rei do baião, Luiz Gonzaga. “A programação é bastante extensa e contará com oficinas de escrita poética, destinada a alunos que trabalham com poesia, oficina de terapia com berimbau, voltada para a terceira idade, e uma oficina de técnicas de rapel e escalada, para capacitação de condutores de trilhas”, disse Vânia Galdino. Ainda no turismo de esportes radicais, os visitantes podem aproveitar para participar do circuito de MotoCross da cidade.

Também haverá exibições de filmes em homenagem aos 100 anos de Jorge Amado, por meio da sessão Cinema na Praça. “Também exibiremos o filme Avatar, para gerar discussões sobre o meio ambiente”, frisou Vânia Galdino. Eclética, a programação também terá encontro de hip-hop, além de uma apresentação circense, no dia 31, de artistas do Centro Cultural Piollin, de João Pessoa.

A rota teve início no dia 23 de julho e já passou pelas cidades de Bananeiras, Serraria, Areia, Pilões e Alagoa Grande. Durante todo o circuito, que recebeu um investimento superior aos R$ 180 mil, mais de 15 hotéis e pousadas foram beneficiados na região com o movimento intenso de turistas. Além disso, mais de 60 restaurantes integraram o ‘Festival Gastronômico’, que lançou, somente nesta edição do evento, 84 pratos inéditos. Em todo o circuito, mais de três mil pessoas atuaram em atividades, desde a produção, coordenação, até atrações artísticas e musicais.

Apesar do sucesso e repercussão da iniciativa, a presidente do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Brejo, Vânia Galdino, apontou a falta de investimento no ‘Caminhos do Frio’ como uma das principais dificuldades enfrentadas pela organização do evento.

Pesquisa

Segundo Vânia Galdino, uma pesquisa foi realizada pela Companhia Paraibana de Turismo (PBTur), em parceria com as prefeituras, para avaliar a opinião do público em relação ao evento. “Tivemos uma parceria com a PBTur, capacitamos 10 jovens e realizamos uma pesquisa em cada município. Isso serve para identificar os pontos críticos e positivos do evento, além de traçar um perfil dos turistas, para que possamos agir de uma maneira mais específica nas próximas edições”, disse. Uma média de 150 pessoas foram entrevistadas em cada cidade onde as atividades aconteceram, somando uma média de 900 participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário