Gostou? Então Compartilha!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Caminhos do Frio sedia Festival de Artes de Areia com 138 atrações

Caminhos do Frio sedia Festival de Artes de Areia com 138 atrações

Com programação multicultural  traz artistas de todo o Brasil

A segunda parada da Rota Cultural Caminhos do Frio, na microrregião do Brejo paraibano, é na cidade de Areia, de 29 de julho a 4 de agosto, com a realização do  14º Festival de Artes de Areia.  A programação foi anunciada nesta sexta(19), em coletiva de imprensa com o Secretário de Cultura da Paraíba, Chico César, e o Prefeito de Areia, Paulo Gomes. 

Sob o tema "Paraíba Feminina de Cultura", o evento abordará o universo feminino a partir de diversos olhares, colocando em destaque o protagonismo das mulheres na política, nas artes e na sociedade em geral. A escolha do tema tem o objetivo de pôr em destaque o papel das mulheres, artistas ou não, para o desenvolvimento do pensamento e das expressões contemporâneas, o aprofundamento da política e a conquista de espaços.

De caráter multicultural, o Caminhos do Frio juntamente com o festival de artes ofertarão 138 atividades, distribuídas em oito linguagens artísticas, contemplando artes visuais, audiovisual, circo, cultura popular, dança, literatura, música e teatro. Irão compor a programação, shows, espetáculos, mostras, cortejos, vernissages, mesas redondas e oficinas. Além da programação artística, o evento ainda contará com atividades voltadas a debater outras áreas da cultura, como Arte Contemporânea, Economia Criativa e Cidadania Feminina.


Música
Este ano, o Caminhos do Frio vai oferecer ao público, duas grandes artistas de reconhecimento nacional e internacional, Zélia Duncan e Zizi Possi. Além destas, outros grupos e artistas regionais se apresentarão, como Sandra Belê (Zabelê), Lucy Alves (João Pessoa), Eleonora Falcone (João Pessoa), Sex On The Beach (Campina Grande), A Troça Harmônica (João Pessoa), Camerata Philipéia (João Pessoa) e Dusouto (RN).

Dança
A programação de dança será um verdadeiro encontro dos vários pensares da linguagem do corpo, inclusive no tocante às políticas culturais. Um espaço de destaque é a mesa-redonda “Políticas culturais para dança: o papel dos fóruns, redes associativas e associações de classe”, com personalidades influentes do cenário regional e nacional, como Liana Gesteira (PE). Ainda serão ministradas duas oficinas, uma com Valéria Vicente, pesquisadora de dança popular e contemporânea, e outra com Isabel Marques , sobre as interfaces da dança e a educação. A mostra de espetáculos traz ainda a performance Playlist, do coletivo Movasse (MG), entre outros grupos nacionais e regionais. 

Audiovisual
A programação de cinema conta com a exibição dos longas-metragens: Elena (2012), dirigido por Petra Costa, (SP) e Eles Voltam (2013), de Marcelo Lordello (PE). Também será realizada a Mostra de Cinema Paraibano, com 8 curtas selecionados através de edital público, e uma Mostra de Cinema Infantil, com a exibição de 11 curtas-metragens nacionais. A área terá uma Oficina de Capacitação Audiovisual para Jovens, com módulos sobre: Produção de Audiovisual, Fotografia para Cinema, Atuação, Roteiro e Direção e Realização de Curtas-Metragens.

Cultura Popular
A Mostra de Cultura Popular será o palco da troca de experiências dos grupos que praticam as tradições de alguma etnia. Na Paraíba, são mais divulgados os cocos de roda, pífanos e reisados, daí a preocupação de oportunizar ao grande público um evento que possa divulgar também as demais manifestações populares da dança, música, teatro e literatura de cordel, mostrando seus valores, sentimentos e expressões. A programação conta com um cortejo, na abertura do Festival, e os grupos Samba de Lata de Tijuaçu (BA), Coco de Roda - Grupo de Tradições Folclóricas Moenda (Areia – PB), Capoeira Angola Palmares (Areia – PB), Sanfona Fest (Areia – PB), Grupo do CRAS (Borborema – PB), Grupo de Xaxado FUNAD (João Pessoa – PB), além de oficinas de artesanato, culinária e cordel.

Teatro
A programação de Teatro contará com nomes de impacto nacional e internacional, como a atriz Denise Stoklos, que apresentará o monólogo intitulado “Preferiria Não?”, a Cia XIX de Teatro, que apresentará o espetáculo “Hysteria”, e o Grupo de Teatro da Poli (SP), com o espetáculo “Pode Ser que Seja Só o Leiteiro Lá Fora”, entre outras atrações regionais. Serão realizadas três oficinas: Teatro Experimental, Teatro Escambo e a oficina Hysteria, com o Grupo XIX de teatro, voltadas a artistas iniciantes e profissionais.

Circo
A programação circense contará com a presença da atriz e palhaça Andrea Macera (SP), intergarnte do Grupo Barracão Teatro (SP) com a apresentação “A Julieta e o Romeu”, Cia Animè (PE) com “As Levianas”, além do Grupo Bufões de Olavo (João Pessoa – PB), Caravana Tapioca (PE), Cia. Circo Rebote (DF) e o Grupo de Teatro Bastet (GO). A proposta conta ainda com as oficinas: Escola de Palhaças, com Andréa Macera, e a oficina de Palhaços para Iniciantes da Cia Animè.

Artes Visuais
A programação tem como exposição principal a arte da ceramista Maria dos Mares, maranhense radicada na Paraíba. Além de debate com os professores José Rufino e Madalena Zaccara sobre a obra de Pedro Américo. A proposta conta ainda com três oficinas: uma ministrada pelo coletivo paulista Aluga-se, cujo resultado irá compor a exposição do festival; uma Oficina de Grafite, com a grafiteira carioca Panmela Castro; e o projeto Pavilhão Lambe-lambe, do fotógrafo Ricardo Peixoto, que levará uma oficina de fabricação de câmeras fotográficas para crianças e palestras sobre a história da fotografia. Ainda haverão três exposições fotográficas, três instalações multimídia/arte digital e um mural coletivo com o tema: Paraíba Feminina. 

Literatura
A programação da área de Literatura com saraus, recitais, mesas-redondas e lançamentos de livros. Ainda contará com oficinas literárias de contação de histórias, fanzine e poesia, com destaque para a oficina Poesia Encenada, com a atriz Elisa Lucinda (ES). Os lançamentos de publicações terão o apoio da EduEPB (Editora Universitária da UEPB) e do Jornal A União, que lançará o livro Uma Viagem no Tempo, comemorativo dos 120 anos do periódico. Além desses, outros escritores locais lançarão suas publicações.

Pólos do festival

O Festival contará com 15 pólos, que abrigarão toda a programação, interagindo com os prédios e espaços históricos da cidade de Areia, ocupando e ressignificando os lugares que, por vezes, o cotidiano torna comum. Ao visitante, um universo a descobrir. Ao morador de Areia e da região, um universo reinventado. Cada pólo ganhou um nome que interage com o espaço, programação ou o tema do evento.

O Pólo Marinesas será o palco principal, reunindo artistas de renome nacional. O Pólo "Armaria Mainha" será no Circo especialmente montado para o Festival, abrigando as atrações de circo, dança, literatura, teatro e música. No Pólo Fé Menina, na Igreja do Rosário, se apresentarão grupos de música instrumental acústica. 

O Pólo Açucena, nas dependências do Colégio Santa Rita, será espaço de discussão sobre a arte contemporânea e também para apresentações teatrais. O Colégio José Américo se tornará o Pólo Vagaluminosas, onde ocorrerão diversas oficinas, mostras audiovisuais, lançamentos de livros, exposições de artes plásticas e a construção de um mural coletivo de grafite. No Pólo Artérias das Artes, no Casarão José Rufino, exposições visuais e ações de divulgação do I Censo Cultural da Paraíba. No histórico Coreto, localizado na Praça Pedro Américo, o Pólo Brincantes Enluaradas abrigará mais exposições visuais e espetáculos de dança e música.

No palco mais antigo do estado, o Theatro Minerva, primeiro da Paraíba, serão realizadas atividades de audiovisual, dança, literatura e teatro, compondo o Pólo Senhora Cena. A Câmara Municipal de Areia será o Pólo Escrivaninha Secreta, a ser ocupada com literatura, discussões sobre Cultura Popular e programações destinadas à Economia Criativa e Cidadania da Mulher. Na Praça 3 de Maio, marco histórico da cidade, no Pólo Chão de Mestras se apresentarão diversos grupos de cultura popular, reverenciando as tradições e as brincadeiras do povo. Na EMATER, o Pólo Fuxicarte abrigará o Salão de Artesanato da Paraíba, reunindo artesanatos de diversas técnicas e origens. O Pólo Sala de Griação será no Mercado Central, ambiente gastronômico por essência, e que abrigará a oficina de gastronomia regional.

Outros três pólos serão destinados a atividades de formação, como oficinas. O Pólo Chã da Pia (Comunidade Chã da Pia), o Pólo Chã de Jardim (Comunidade Chã de Jardim), e o Pólo Gravideias, localizado Escola Prof. João Coutinho, serão destinados a realização de diversas oficinas, ligadas as linguagens artísticas ou a outras áreas da Culura. O Pólo Sonoras Erês, no Centro Social Urbano (CSU), receberá a atividade musicalização infantil, programação voltada ao público jovem. Por fim, no Pólo A Véia Debaixo da Cama estará sediada a Secretaria do Festival, utilizando o prédio da Maçonaria, e o Pólo A Casa da Mãe Joana, que servirá como hospedagem alternativa a 60 visitantes do festival. 

Economia Criativa: Os dois eventos juntos contam com vasta programação de oficinas, workshops e mesas-redondas, com atividades ligadas a todas as linguagens. Ao todo, serão oferecidas 26 oficinas, com oficineiros de todo o Brasil. As oficinas são gratuitas, e terão suas inscrições iniciadas na próxima segunda-feira (22), no site oficial do evento.

Em parceria com a UFPB, através do projeto "Paraíba Criativa - Ações para o desenvolvimento e inovação das artes, fazeres e saberes da Paraíba no universo da Economia da Cultura", o Festival abrigará o Encontro Regional de Economia Criativa de Areia, com debates voltados à cultura como elemento de desenvolvimento regional, refletindo sobre a produção e difusão da cultura local na potencialização dos territórios. O Encontro contará com mesas, grupos de trabalho e uma plenária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário