Gostou? Então Compartilha!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Em Pilões: Grupo Acauã da Serra refaz passos de Rei do Baião


O Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, da Universidade Estadual da Paraíba, leva para rota cultura 'Caminhos do Frio'  o espetáculo “Raízes do Brasil”, com novas coreografias, tendo como foco principal a exibição de diversas danças de diferentes regiões brasileiras. A apresentação está marcada para às 20h, na Villa Padre Matheus, na cidade de Pilões.
Nesse novo espetáculo, que se traduz como uma das ramificações do "Raízes do Brasil", o Acauã está apresentando danças populares da Paraíba e de outros estados brasileiros, sob o som de clássicos de Luiz Gonzaga. Através do xote, baião, xaxado, côco, ciranda de roda, maracatu, entre outras manifestações folclóricas, o grupo difunde ainda mais as tradições existentes no Brasil na voz inconfundível da cantora Fidélia Cassandra.

ACAUÃ  - Diz a lenda que o canto do Acauã é agourento. Quando ele voa alto e entoa seu canto em uma árvore seca do Nordeste, o ano é de sofrimento e de mau inverno, mas se o canto melancólico for em uma árvore com folhas, a chuva virá abundantemente. Em Campina Grande, mais precisamente no âmago do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o pássaro serviu de inspiração para um dos grupos folclóricos mais populares da cidade: o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra.

O idealizador e coordenador do grupo, professor Agnaldo Barbosa, explica que o espetáculo é fruto de uma ampla pesquisa realizada sobre a obra de Luiz Gonzaga. O projeto foi lançado no mês de abril, no Museu Luiz Gonzaga, em Campina Grande, e em apenas três meses de execução tem superado a expectativa. “O ápice do projeto será no dia 13 de dezembro, dada de aniversário de Luiz Gonzaga, para quando nós estamos preparando uma apresentação especial”, adiantou Agnaldo.

Vinculado a Universidade Estadual da Paraíba, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra existe há 26 anos. Foi fundado em 1º de maio de 1986, pelo professor Agnaldo Barbosa. O nome foi dado pelo próprio fundador, que ouviu o canto e presenciou a sagacidade do pássaro na Serra do Acauã. Daí, surgiu a ideia de colocar o nome da ave no grupo, que nasceu no alto da Serra da Borborema. Atualmente, o Acauã é formado por 32 componentes, entre dançarinos, músicos, coreógrafos e diretores. Em mais de duas décadas de existência, já passaram por ele mais de 5 mil componentes, dos quais mais de mil dançarinos.

A exemplo do famoso pássaro que inspirou Luiz Gonzaga, o voo do Acauã da Serra também foi alto. O Grupo é um dos melhores quando se trata da cultura regional do país e já esteve em apresentações por todo o Brasil e em países como Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália. Ao longo dos seus 26 anos, já se apresentou em diversos festivais populares do Brasil e da Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário