Gostou? Então Compartilha!

terça-feira, 7 de agosto de 2012

“Flores de Pilões”: História de mulheres vira filme e será exibido no Caminhos do Frio


 'Flores de Pilões' será lançado nesta sexta-feira(09), às 09h, no auditório  do Clube Padre Matheus na cidade de Pilões. O Filme mostra, através de depoimentos, a história de vida de 21 mulheres que transformaram suas vidas trocando o corte da cana-de-açúcar pelo cultivo de flores no brejo Paraibano. O  documentário foi fruto de patrocínio da Eletrobras e BrasilCap com parceria da Fundação Banco do Brasil e Realização do Ministério da Cultura. 
Tocante e baseada em fatos reais, a história se passa no brejo paraibano, onde as trabalhadoras rurais costumavam se reunir na beira do rio para comer “jaca”, o único alimento que tinham como refeição. Em meio às dificuldades, a união entre elas faz do desejo de sobreviver e melhorar de vida um motivo de transformação por meio de um trabalho em cooperativa.

A Cooperativa – Integrada por 21 famílias, dirigida por mulheres e dedicada à produção de sete variedades de crisântemos – as flores mais consumidas do mundo – a cooperativa colocou o município de Pilões, em evidência nacional. Localizado na microrregião do Brejo Paraibano, Pilões tem 64 quilômetros quadrados de área territorial e apenas 7,8 mil habitantes.

A produção de flores já garantiu à cidade, em 2006, os prêmios Sebrae, em nível estadual, de Prefeito Empreendedor e, em nível nacional, de Mulher Empreendedora. Este último para a Karla Paiva, uma das lideranças locais que fizeram a cooperativa de produção e comercialização de flores acontecer. A cooperativa foi a vencedora da etapa Nordeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2007.

Sob estufas, para melhorar a produção, os crisântemos exigem manejo muito mais intensivo, para um crescimento rápido e sadio. Na floricultura de Pilões são produzidas atualmente 80 plantas por metro quadrado de canteiro, que proporcionam três colheitas e meia por ano. Com esse processo, as mulheres cooperativadas aumentaram a renda média mensal em mais de 250% plantando flores. Se antes, algumas delas, recebiam R$ 200 por mês no corte da cana, hoje ganham até dois salários mínimos com a venda dos crisântemos de corte, muito utilizado na ornamentação de ambientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário