Gostou? Então Compartilha!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Caminhos do Frio proporciona a união das cidades do Brejo

Parceria entre cidades que integram Caminhos do Frio proporciona viagem no tempo, resgatando a memória e a cultura do Brejo paraibano.
A Paraíba não é mesmo apenas o sol e o mar dos cartões postais, mas frio e aconchego também. Longe do litoral paraibano, mais uma edição da Rota Cultural Caminhos do Frio, que abrange seis cidades do brejo paraibano, prova isso. Com paisagens históricas e encobertas de cultura, os municípios de Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Bananeiras, Pilões e Serraria proporcionam ao turista uma verdadeira viagem no tempo, resgatando a memória e a cultura do Brejo paraibano.
As seis cidades, apesar de pequenas, carregam uma grande bagagem cultural reconhecida, inclusive, internacionalmente. Para receber os turistas como verdadeiras anfitriãs, as cidades, localizadas há poucos minutos uma da outra, se completam, trabalhando em conjunto para acomodar todos os visitantes, garantindo aconchego e conforto em todos os dias do evento.
Com boa cobertura de empreendimentos hoteleiros e de restaurantes, os municípios de Areia e Bananeiras, que integram o Fórum de Turismo do Brejo, abrem as portas das cidades para dar suporte aos municípios vizinhos que também vão sediar a Rota Cultural Caminhos do Frio.
Segundo o secretário de turismo de Areia, Adriano Nunes, que recentemente foi eleito vice-presidente do Fórum de Turismo do Brejo, as cidades que compõem a Rota Cultural trabalham em conjunto, dando suporte uma a outra, não apenas para receber o turista, mas também para acomodá-lo.
“As cidades que compõem a Rota Cultural Caminhos do frio ficam em um raio de 50 km, de fácil acesso uma a outra. Cada cidade dispõe de ônibus, taxis e até mesmo dormitórios alternativos, tudo com o objetivo de proporcionar ao turista essa volta no tempo e essa viagem cultural que o brejo da Paraíba tem pra mostrar”, destacou Nunes.
Ainda de acordo com o secretário, tanto Alagoa Grande, quanto o município de Pilões são situados bem próximos a Areia, assim também como Alagoa Nova e Serraria. “O Fórum de Turismo do Brejo foi criado justamente para incentivar a parceria entre os municípios que integram a Rota Cultural e é isso que estamos provando nessa nova gestão, garantindo a parceria, o suporte e o trabalho em conjunto em mais uma edição do Caminhos do Frio”, completou.
De acordo com a Coordenadoria Regional de Serviços Turísticos, ligada à Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), o número de leitos cadastrados oferecidos nos seis municípios inseridos na Rota chega a 1.243 – 364 apartamentos, de 14 empreendimentos, entre pousadas e hotéis. A maioria dos empreendimentos – 908 leitos – está em Bananeiras, seguido de Areia, que conta atualmente com 212 leitos. Em Pilões, apesar de não estar cadastrada, há uma pousada que conta com apenas 10 apartamentos. Em Serraria, há duas pousadas que dispõem de 15 apartamentos, mesma oferta encontrada em Alagoa Grande.
Lançado há oito anos, a Rota Cultural Caminhos do Frio contempla atividades artísticas, com a inclusão de grandes nomes da música popular brasileira, mesclado aos talentos locais. Este ano, artistas como Zizi Possi, Nando Cordel, Santana, Lenine e Geraldo Azevedo abrilhantarão o evento, que promete ser um dos mais movimentados dos últimos anos.
A cidade de Areia, que além de sediar o Caminhos do Frio também realizará este ano, no mesmo período, a 14ª edição do Festival de Artes de Areia, de 29 de julho a quatro de agosto. Conhecida como a terra da cultura e também da Cachaça e da Rapadura, o município é um dos que mais atraem turistas, tanto pela história, quanto pelo Patrimônio Histórico e Cultural que mantém conservado mesmo com o passar dos anos. Muitos dos turistas que visitam Areia nessa época do ano são os próprios filhos da terra, que deixaram a cidade para estudar e morar em outros municípios, mas que não deixam de reconhecer a importância do Brejo para a Cultura da Paraíba, aproveitando o momento ainda para rever os parentes.
“A gente pode sair de Areia, mas Areia não sai da gente. Quem vai, volta e quem volta gosta. Além de aproveitar dias de frio e aconchego, é uma boa pedida para reencontrar os amigos e parentes e colocar as conversas em dia, enfim, o evento é um momento de cultura, de conhecimento e também de confraternização”, explicou o secretário Adriano Nunes.

Do PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário