Gostou? Então Compartilha!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Chá com Poesia: Academia de Letras de Areia é palco de sarau poético


Sob a influência dos alcantis, lajeiros, dos adros das igrejas velhas, das moendas, do sereno e dos ventos, e da geografia privilegiada da única cidade totalmente tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela primeira vez, o 'Sarau em Verso de Prosa', da atriz Suzy Lopes sobe a serra e participa da Rota Cultural - Caminhos do Frio. O ponto de encontro não poderia ser outro, a histórica e poética cidade de Areia. Com a participação do músico e o músico Geovan Morais, o evento está marcado para este sábado(18), às 17h, no Espaço da Arte Horácio de Almeida, durante o Chá da Academia de Letras de da cidade. 

Areia é celeiro de escritores como José Américo de Almeida, Horácio de Almeida, Maximiano Machado, Simeão Leal, Valberto Cardoso, Abrarão Costa Andrade, Janaína Azevedo, Adriano de León, Zélia Almeida, só para citar alguns.

Há um engenho de barro
moendo em minha memória...
E as árvores que restam na cidade
acariciam meus olhos
de esfinge mutilada...” (Janaína Azevedo)

Uma das obras que inevitavelmente a atriz irá explorar é o livro de poemas de autoria da literata Janaína Azevedo, pois como diz o poeta Hildeberto Barbosa, ‘Canção para dois amores’ é uma “espécie de cântico litúrgico, de erótica oferenda, de prelúdio celebratório, uma viagem das qual, quando se volta, nunca mais somos os mesmo.”

Outro poeta areiense da nova geração que vai ter seus versos interpretados e forma cênica e musical é o acadêmico Valberto Cardoso.
Entre a lua e a estrela sozinha
Aquela distância é minha” (Herança/Valberto Cardoso)

Valberto disse que já teve a oportunidade de prestigiar em João Pessoa do sarau de Susy Lopes, que para ele é um momento de celebração e regozijo. “Eu me sinto honrado de ter um poema meu, pela segunda vez, sendo apresentado, representado e transfigurado pela verve cênica de Susy. Creio que será um dos melhores momentos do evento”, diz.

IMORTAIS - A Academia de Letras de Areia fundada por Ana Clara Maia e Janaína Azevedo, no dia 28 de Outubro de 2011, com o intuito de saldar uma dívida histórica de uma das cidades mais importantes da Paraíba, quando o assunto é cultura e arte. À frente da Academia, está a economista Zélia Almeida, que também é pesquisadora da área de economia e turismo.

O Chá deste sábado, tem tudo para ser um dos momentos maiores do Roteiro Caminhos do Frio, ao melhor estilo areiense: requinte, cultura, arte e bom gosto!”, instiga a Secretária de Cultura de Areia, Janaína Azevedo.


Edileide Vilaça
Assessoria de Imprensa
Twitter: @edileidevilaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário